Homenagem a Diamantino Parreira da Silva

Homenagem a Diamantino Parreira da Silva

No sábado, 16 de abril, a Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó e a Câmara Municipal de Almada homenagearam o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro, Diamantino Parreira da Silva.

Esta justa homenagem ao autarca que foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro, ficou consagrada com a atribuição do seu nome à até então Rua 38 (junto à paragem do Laranjeiro do Metro Sul do Tejo), compreendida entre a Rua Dr. António Elvas e a Rua Borges do Rego, no Laranjeiro.

Antecedendo este momento de descerramento da placa, decorreram intervenções culturais com poesia e cante alentejano no salão do CIRL - Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, local onde tomaram posse os primeiros órgãos autárquicos da Freguesia de Laranjeiro.

Nesta ocasião participaram o Grupo Coral Recordar a Mocidade – CIRL, as Cantadeiras de Essência Alentejana e o Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, e Alexandre Castanheira e Rosa Dias recitaram poemas dedicados ao homenageado.

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, de Leonor Parreira da Silva, companheira do homenageado, do Presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia e do Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas. Das suas palavras exaltaram as características humanas, a consciência social e as convicções políticas de um militante comunista e autarca que marcou todos quantos com ele conviveram pelo seu exemplo e determinação ao serviço das populações.

Diamantino Parreira da Silva

Nasceu em Relíquias, uma aldeia do concelho de Odemira, a 10 janeiro de 1941.

Em 1970, mudou-se para o Laranjeiro.

Foi ativista sindical na estrutura representativa dos Empregados de Escritório e na Federação dos Sindicatos dos Escritórios, Comércio e Serviços.

Integrou a Comissão de Moradores do Laranjeiro e o Secretariado das Comissões de Moradores Local e o executivo da Junta de Freguesia da Cova da Piedade nas Eleições Autárquicas de 1979.

Foi eleito o Presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro em 1986 e reeleito em 1989.

Foi eleito para a Assembleia Municipal de Almada, em 1993 e em 1997, tendo sido primeiro secretário e presidente substituto.

Foi eleito para a Assembleia de Freguesia do Laranjeiro, no mandato de 2001 a 2005.

Diamantino Parreira da Silva faleceu a 7 de setembro de 2012, com 71 anos.