Projecto “Porbatuka Almada” na Freguesia

Projecto “Porbatuka Almada” na Freguesia

Está a decorrer na Freguesia o Projeto "Porbatuka Almada", numa parceria do Portão Verde Futebol Clube e da Voz do Operário, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.

O projeto, dinamizado pelo professor/maestro Tiago Araújo, tem como objetivo a inclusão social através da percussão, considerando esta técnica de música tradicional como um meio para alcançar o desenvolvimento comunitário inclusivo.

PORBATUKA ALMADA é um projeto musical de percussão que pretende dar a todos os seus elementos formação musical, técnica acompanhada de movimento, coreografia e dança. Posteriormente, com o desenvolvimento deste projeto, será possível a criação de uma orquestra de qualidade, que tem como objetivo através desta prática artística, criar e inovar a nossa tradição cultural.

O projeto incluirá tanto sessões de percussão como ensaios da orquestra, que será constituída com elementos a selecionar pelo professor.

Neste momento estão aproximadamente 90 pessoas inseridas no projeto. Os ensaios decorrem nos espaços do Portão Verde Futebol Clube e da Voz do Operário.