Comemorações dos 700 Anos da Marinha Portuguesa

Comemorações dos 700 Anos da Marinha Portuguesa

No dia 26 de novembro, o Clube do Sargento da Armada (CSA) celebrou os 700 Anos da Marinha Portuguesa, tendo escolhido o Edifício do Poder Local e a Praça Urbano Tavares Rodrigues, no Feijó, para assinalar estas comemorações.

Esta iniciativa inserida no vasto programa das Comemorações dos 700 anos da Criação Formal da Marinha contou com o apoio e participação da Freguesia de Laranjeiro e Feijó.

Ao longo do dia estiveram expostos no Edifício do Poder Local diversos desenhos alusivos aos 700 Anos da Marinha feitos por 315 crianças das Escolas Básicas das Freguesia, quadros com Arte de Marinheiro, medalhística e modelismo. No espaço exterior decorreram as atividades de escalada, a demonstração do grupo cinotécnico dos Fuzileiros e a exposição de algumas das viaturas antigas e atuais da Marinha.

As cerimonias oficiais contaram com a presença do Sr. Almirante Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA) e Autoridade Marítima Nacional (AMN), António Silva Ribeiro, representantes da Câmara Municipal de Almada, Assembleia Municipal de Almada, da Associação de Praças, Associação Nacional de Sargentos, Associação de Oficiais das Forças Armadas, dos clubes militares, da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Deporto e do Movimento Associativo Almadense.

Durante a cerimónia foram entregues os prémios aos autores dos desenhos premiados no Concurso Alusivo aos 700 Anos da Marinha, seguido da actuação do Coro Polifónico do CSA, dirigido pelo Maestro Euclides Pio.

As intervenções nesta cerimónia estiveram a cargo de Rui Nogueira, residente do CSA, José Maia, membro da Direcção CSA, Luís Palma, Presidente da Junta de Freguesia Laranjeiro Feijó, e do Sr. Almirante CEMA e AMN, António Silva Ribeiro.