3º Aniversário do Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade

3º Aniversário do Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Oficina da Cultura em Almada recebeu a Feira de Artes e Enogastronomia, que celebra o 3º Aniversário do Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A Feira de Artes e Enogastronomia foi inaugurada no dia 2 de dezembro, com a atuação do Grupo Infantil de Cante Alentejano da Escola Básica do 1.º Ciclo Maria Rosa Colaço do Agrupamento de Escolas Francisco Simões, estabelecimentos de ensino da Freguesia de Laranjeiro e Feijó, e do grupo Jograis do Alentejo que leram vários poemas de autores alentejanos.

O primeiro dia incluiu a apresentação do livro «Cante Almada do Alentejo», de Ana Baião, por Paulo Ribeiro com a atuação do Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó e terminou com o espetáculo «Almada homenageia o Cante», no Fórum Municipal Romeu Correia, com a participação de grupos corais dos concelhos de Almada, Palmela e Castro Verde.

p>Artesanato, fitoterapia, artes plásticas e enogastronomia são outras das atividades animaram as tardes de 2 e 3 de dezembro.

O Cante Alentejano, no dia 3 de dezembro, percorreu as 11 Freguesias do Concelho de Almada com actuações do Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo (Feijó) e pelo Grupo Coral Feminino Recordar a Mocidade do CIRL (Laranjeiro).

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Almada e pelo Grupo de Trabalho do Cante do Concelho de Almada, contando com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho, no âmbito do 3.º aniversário do reconhecimento pela UNESCO do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.