Junta esteve no Encontro pela Paz em Loures

Junta esteve no Encontro pela Paz em Loures

A Junta de Freguesia marcou presença no Encontro pela Paz, realizado no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

Esta iniciativa contou com a presença de mais de 700 participantes, vindos de vários pontos do País, que com a sua participação ativa fizeram desta iniciativa um importante momento que irá contribuir para o desenvolvimento da luta pela paz em Portugal e o Mundo.

Além dos períodos das intervenções e debates a iniciativa teve momentos de participação cultural de grupos musicais que com a sua atuação em muito valorizaram o Encontro: o Grupo Coral Alentejano da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos e as Batucadeiras da Quinta da Princesa (Seixal).

Estiveram em debate assuntos da maior importância e atualidade, agrupados em três temas, expressos noutras tantas sessões: Paz e Desarmamento; Cultura e Educação para a Paz; Solidariedade e Cooperação. Os contributos dos participantes variaram entre a informação sobre factos e dados, a assunção de posições de princípio e a partilha de experiências de actividades e iniciativas concretas, resultando num todo coerente e particularmente rico.

O Presidente da Junta de Freguesia, Luís Palma, na sua participação neste Encontro, teve a oportunidade de deixar uma mensagem escrita na qual afirma a importância de uma Cultura e Educação para a Paz, numa visão que vai do "macro" ao "micro", naquilo que considera ser um processo evolutivo do todo coletivo para a parte individual, numa lógica interativa entre o ser humano e a qualidade das suas relações sociais, na realização de uma consciência política, no estabelecimento de diálogo na diversidade, no fundo na Paz interior do indivíduo para a transformação da sociedade no sentido do valor da Paz.

O Encontro pela Paz foi um passo importante para o movimento da Paz no nosso País e no Mundo e na vontade de continuar a unir esforços na sua defesa, tendo sido assumido o compromisso de realizar um novo Encontro pela Paz, pois, pela Paz, todos não somos demais!