40.º Aniversário do Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro

40.º Aniversário do Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro

O Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro (NDJL) comemorou, no dia 27 de outubro, o seu 40º Aniversário e para celebrar esse marco histórico, o clube organizou um jantar de gala de modo a juntar dirigentes, treinadores, atletas e familiares.

A gala decorreu no Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, tendo sido inaugurada uma exposição comemorativa dos 40 anos do Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro, a qual estará patente até ao dia 15 de novembro.

À grande família Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro, associaram-se diversas entidades públicas e privadas, desde membros fundadores, antigos treinadores e atletas, juntando-se assim às atuais gerações que agora iniciam o seu percurso no clube, numa celebração que enalteceu a importância do clube na comunidade e na vida de todos os seus atletas e simpatizantes, elevando o seu papel nos domínios desportivo, associativo e social.

Foram homenageadas e merecedoras de reconhecimento várias figuras marcantes na vida do clube como dirigentes, treinadores, atletas, patrocinadores e também o poder local democrático que desde a primeira hora está intimamente ligado ao apoio efetivo do Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro.

Foi uma noite que teve uma sala cheia, da qual se pode destacar a presença de um antigo atleta e amigo do clube, recordista mundial dos 10 000 metros, entre 1984 e 1989, Fernando Mamede, assim como atletas que iniciaram a sua formação desportiva no Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro: Carlos Silva, Sílvia Cruz e Carla Tavares.

Armindo Bernardo, Presidente da Direção do NDJL e fundador, destacou alguns momentos da história do clube, agradeceu à família, aos dirigentes, treinadores e atletas que com o seu empenho e desempenho ajudaram a escrever as páginas de um livro que muito honra o movimento associativo popular e o desporto, em particular na modalidade de atletismo. Agradeceu o papel dos vários autarcas das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal de Almada no apoio prestado ao clube.

Domingos Santos, também dirigente do NDJL, enalteceu o contributo da Junta de Freguesia no acompanhamento ao clube na organização de provas desportivas e no apoio financeiro, pois se assim não fosse o NDJL seria forçado a encerrar a atividade.

Luís Palma, Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, afirmou ser uma satisfação enorme estar a viver aquele momento. Primeiro para saudar todos os dirigentes, treinadores e atletas, assim como as suas famílias, destacando a figura de Armindo Bernardo como a primeira que conheceu e a quem desafiou a realização de um colóquio sobre a carreira desportiva do recordista Fernando Mamede, decorria o ano 2001, quando começou a dar os primeiros passos como jovem dirigente associativo. Recordou os seus antecessores no exercício de cargos autárquicos que à sua frente fizeram caminho e ajudaram ao crescimento do NDJL.

Referiu que a Junta de Freguesia olha para o desporto como um investimento na formação dos indivíduos e no importante papel social que o fenómeno desportivo tem em cada um de nós. Assumiu que esta é uma linha estratégica das opções da autarquia e deixou um desafio: “Se queremos trabalhar consistentemente no presente, e alcançar no futuro um horizonte mais promissor, teremos que conhecer o rico passado que muitos homens e mulheres desportistas almadenses iniciaram no Séc. XX. Almada merece um espaço onde a história do desporto, dos seus desportistas e do movimento associativo que o suporta estejam disponíveis ao conhecimento de todas as gerações.”

A noite terminou com a atuação do Grupo de Concertinas Águias Vermelhas que cantaram os parabéns ao clube aniversariante.

De referir que esta cerimónia, para além da presença do Presidente da Junta, Luís Palma, contou com a participação do Presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Verdugo, e do eleito com o Pelouro do Desporto, Luís Coelho.