Apresentação da obra «Romeu Correia Talvez Poeta»

Apresentação da obra «Romeu Correia Talvez Poeta»

No dia 17 de Novembro, no Auditório da Associação Cultural Manuel da Fonseca (ACMF), foi apresentada a obra "Romeu Correia Talvez Poeta" (Livro+CD) , apresentado por Vasco Branco (neto de Romeu Correia).

A seguir, subiu a cena, pelo grupo de Teatro da ACMF, com textos e poemas de Romeu Correia, a peça musical com o mesmo nome, estreada em 2017 no Centenário do Romeu Correia, e reposta este ano no âmbito da 22ª Mostra de Teatro de Almada. Serviu de mote ao lançamento do livro, que transporta a peça musical para o suporte em papel e para CD. É ainda acompanhado de pinturas de Carlos Canhão que também foi o cenógrafo da peça musical.

Um excerto do Prefácio do Livro escrito por Vasco Branco e que aqui queremos partilhar: " ...Romeu amava Florbela, o Eugénio de Andrade, o Miguel Torga, O Manuel da Fonseca, o António Aleixo, o Ary e todos os mestres da beleza em verso. Poeta Precisa-se, escreveu ele em busca da inspiração para o canto de Luísa Basto. E encontrou-a por fim. Foi encontrá-la nas suas mãos de boxeur, duas mãos fortes, trabalhadoras e disciplinadas que nunca pararam de soquear a injustiça e todos os inimigos de um estado democrático das coisas. E que duas mãos ele tinha! Tinha no final de contas, duas mãos "tão quentes do futuro para que pudessem abrir caminho à felicidade dos homens!".

A publicação do livro "Romeu Correia Talvez Poeta", é uma iniciativa da Associação Cultural Manuel da Fonseca (ACMF), e teve o apoio da Junta de Freguesia.

Na foto, da esquerda para a direita: João Fernando (Presidente da ACMF e autor da música de todas as canções do espectáculo), Irina Pereira (1ª Secretária da Assembleia da União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, em representação da Mesa da AF), Luísa Basto (Canta os poemas de Romeu Correia na peça musical), Vasco Branco (autor do Prefácio do livro, voz de alguns poemas da peça musical e neto de Romeu Correia) e Vasco Gonçalves (Vogal em representação da Junta da União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó).