Abril sempre vivo em Almada e Lisboa

Abril sempre vivo em Almada e Lisboa

No dia 24 de abril à noite, na Oficina de Cultura, em Almada, decorreu a primeira cerimónia da noite comemorativa dos 42 anos do 25 de Abril de 1974.

Esta cerimónia antecedeu a primeira parte do espetáculo comemorativo do 25 de Abril, com a atuação dos "rapazes de Almada", os UHF. Antes da meia-noite foram feitas intervenções de evocação da "Revolução dos Cravos" por parte do Presidente da Câmara Municipal de Almada e do convidado de honra, seguindo-se o espetáculo de fogo-de-artifício. A noite continuou em festa na Praça São João Batista com a actuação do grupo Os Diabo na Cruz.

Pela manhã do dia 25 de Abril, foi a vez da Praça do M.F.A., receber a cerimónia e o desfile popular promovidos pelas Freguesias e pelo Movimento Associativo do concelho de Almada para celebrar a Revolução de Abril.

Esta iniciativa juntou os representantes do Poder Local Democrático, os do movimento associativo de Almada e a população em geral, num momento em que todos celebramos os 42 anos da Revolução de Abril e também os 40 anos da Constituição da Republica Portuguesa.

Um dos momentos mais significativos da manhã foi a homenagem aos resistentes antifascistas com a deposição de coroas de cravos junto ao Monumento aos Perseguidos, uma peça do escultor Anjos Teixeira localizada na Praça do M.F.A., símbolo de todos os homens e mulheres vítimas da perseguição fascista, que dedicaram a sua vida à defesa da Liberdade.

As comemorações continuaram ao longo da manhã com várias atuações das coletividades presentes no desfile no palco montado na Praça S. João Baptista, com um programa variado de animação para todos.