Almada Futsal Cup 2018 e Almada Youth Futsal Cup 2018

Almada Futsal Cup 2018 e Almada Youth Futsal Cup 2018

O Clube Desportivo da Cova da Piedade e o respetivo Departamento de Futsal, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e respetivas Juntas de Freguesia (União de Freguesias Almada-Cova da Piedade-Pragal-Cacilhas e Junta de Freguesias Laranjeiro-Feijó), realizam o Almada Youth Futsal Cup 2018 e o Almada Futsal Cup 2018, dando continuidade ao evento realizado nas épocas anteriores. Uma prova única em termos desportivos na modalidade de futsal e no panorama da formação da respetiva modalidade, no Pavilhão Municipal do Laranjeiro.

 

Em conformidade com a organização irão estar presentes as equipas representantes de quase todos os distritos de Portugal, salientando a presença das equipas de formação dos clubes de referência do futsal português, sendo o Almada Futsal Cup uma divulgação ao mais alto nível da formação de base da modalidade e dos seus atletas.

Este ano a organização decidiu reforçar ainda mais a posição de maior evento de formação de futsal de base criando paralelamente ao Almada Futsal Cup, o Almada Youth Futsal Cup que se destinará apenas aos escalões de Petizes e Traquinas.

Assim a organização, decidiu dividir o evento em três fases:

A primeira fase será disputada na época festiva do Carnaval onde irão competir os escalões de Traquinas (7/8 anos) no dia 10 de fevereiro de 2018 (sábado) e Petizes (4/5/6 anos) no dia 11 de fevereiro de 2018 (domingo).

O Almada Youth Futsal Cup 2018 terá nos dois dias de prova 24 equipas (divididas por 2 escalões: petizes e traquinas, sendo cada escalão dividido por 4 grupos de 3 equipas), tendo cerca de 430 atletas a praticar desporto, cerca de 120 dirigentes e um número incalculável de espetadores e familiares, que certamente irão preencher as bancadas do recinto desportivo.

A segunda fase será disputada na época festiva da Páscoa onde irão competir os escalões de Benjamins (9/10 anos) e Infantis (11/12 anos) nos dias 30 de março de 2018 (sexta-feira) e 31 de março de 2018 (sábado).

A terceira fase será disputada no final da época desportiva onde irão competir os escalões de Iniciados (13/14 anos) e Juvenis (15/16 anos) nos dias 31 de junho de 2018 (sábado) e 1 de julho de 2018 (domingo).

Assim, nas duas últimas fases o Almada Futsal Cup 2018 terá nos quatro dias de prova 24 equipas (divididas por 4 escalões: benjamins, infantis, iniciados e juvenis), tendo cerca de 432 atletas a praticar desporto, cerca de 120 dirigentes e um número médio estimado de espetadores e familiares de 1700 por dia.

Uma das componentes mais importantes da realização deste torneio é a parte social, pois nós, enquanto Clube que cuja formação é acessível a todos os jovens do concelho de Almada, potencializando o desporto para todos, desenvolvendo ações desportivas e educativas com crianças carenciadas, inseridas nos polos sócioeconómicamente mais debilitados, iremos proporcionar a troca de experiências e vivências, entre crianças de diversas culturas e regiões, este apoio social pretende, desde cedo, incutir nos nossos jovens os valores inseparáveis de viver em sociedade, e potenciar neles atitudes e hábitos, que os tornem cidadãos mais intervenientes num futuro próximo, através do contacto com diversas realidades.

Dando continuidade ao excelente trabalho realizado nos anos transatos (Almada Futsal Cup 2014, 2015, 2016 e 2017), e que no entender dos participantes, espetadores, poder local e comunicação social, foi uma "notória prova de qualidade ao nível competitivo, organizativo e social", somos a informar que este ano tentaremos elevar a fasquia, já ela elevada, das componentes inerentes ao mesmo.

Relembramos que este é o único evento desta envergadura a ser realizado no concelho de Almada, no distrito de Setúbal, e sem dúvida uma referência a nível nacional. Nesse sentido, o Almada Futsal Cup 2018, será um torneio que proporciona à cidade de Almada e respetivas Juntas de Freguesia, ser mais uma vez o centro de excelência deste tipo de torneios de formação ao nível da modalidade de futsal, e uma notória forma de capacidade organizativa, do bem receber e da divulgação dos pontos de interesses culturais e turísticos da nossa terra.