Opções do Plano e Orçamento aprovadas para 2019

Opções do Plano e Orçamento aprovados para 2019

No dia 13 de dezembro 2018 a Assembleia de Freguesia de Laranjeiro e Feijó reuniu em sessão ordinária, tendo aprovado os seus documentos previsionais para o ano de 2019.

O orçamento para 2019, aprovado por maioria, reforçará a relação de proximidade entre os eleitos e as suas populações, como veículo fundamental para o espaço de ampla participação e oportunidade para a realização da ação cívica.

Um orçamento que afirma matérias fundamentais que dizem respeito direto às autarquias, nomeadamente quanto à lei do financiamento local, da transferência de competências e à reposição das Freguesias, reclamando por parte do Estado Central uma resposta efetiva para estes assuntos.

No documento apresentado são consideradas um conjunto de áreas de intervenção na nossa Freguesia, sejam da competência da Junta ou da Câmara Municipal, para as quais queremos respostas eficazes na resolução de diversos problemas.

“Afirmaremos a necessária intervenção no parque habitacional municipal, no interior das frações e na requalificação dos espaços exteriores com equipamentos para a fruição do convívio entre gerações, prática cultural e atividade desportiva.

Valorizamos a manutenção do espaço público e pugnaremos pela higiene e limpeza, melhoria do mobiliário e reordenamento dos “vazios urbanos” existentes.

Nas questões da segurança dos cidadãos, mobilidade e acessibilidade ao transporte público acompanharemos as reivindicações na melhoria de intermodalidade do serviço público previsto para a Área Metropolitana, quer nos equipamentos, frequências, carreiras e infraestruturas necessárias.

Na área da saúde pugnaremos pela construção do Centro de Saúde no Feijó, assim como desenvolveremos esforços no sentido de requalificar as nossas escolas da rede pública.

Constituída a Comissão Social de Freguesia e o seu Núcleo Executivo, estamos mais aptos para em rede de proximidade resolver de modo mais eficaz e célere os problemas sociais existentes.

Na prática desportiva procuraremos alargar os espaços de atividade física formal e informal numa estreita relação com as populações e o movimento associativo.

Apresentaremos a (re)candidatura ao Eco-Freguesias XXI e desenvolveremos mais ações de campanha de sensibilização ambiental junto das escolas e população em geral.

Reforçaremos os meios de informação dos órgãos autárquicos na sua relação com as populações, divulgação de atividades e promoção de espaços de participação pública.”

Na Assembleia de Freguesia foi também aprovado o Mapa de Pessoal no qual se destaca a integração de quarto trabalhadores da área operacional, os quais transitarão para uma situação de contrato de trabalho a termo indeterminado, num esforço orçamental da Junta de Freguesia que muito valorizamos pelo dever assumido.

As Opções do Plano para 2019 exigem uma boa gestão dos recursos, procurando não diminuir atividade, reforçando as linhas estratégicas de intervenção na prestação do serviço público às populações, valorizando a administração pública e os seus trabalhadores, mantendo o apoio de colaboração com as nossas instituições nos domínios educativos, culturais, associativos, desportivos e de solidariedade social.

Laranjeiro e Feijó: Freguesia Viva! Freguesia Ativa! Proximidade. Participação. Desenvolvimento.

Este é um compromisso e um desafio que nos convoca a todos!