Pela Construção da Estação Ferroviária de Vale Flores

Pela construção da Estação Ferroviária de Vale Flores

Por solicitação da Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS) realizou-se no passado dia 10 de fevereiro uma reunião com as Juntas de Freguesias de Laranjeiro e Feijó e Charneca de Caparica e Sobreda nas instalações do Edifício Sede do Poder Local no Feijó.

Esta reunião visou retomar a discussão sobre a necessidade de construção de uma estação/apeadeiro de comboio na localidade de Vale Flores, concelho de Almada.

A importância da construção deste equipamento com terrenos já disponibilizados para o efeito assume-se imprescindível para melhorar a mobilidade das populações através da utilização dos transportes públicos conduzindo progressivamente para a diminuição do transporte individual.

Desta forma a construção deste apeadeiro previsto aquando da construção do Eixo Norte-Sul ferroviário, conduzirá a uma melhor captação de utentes para a Fertagus sem a necessidade da actual deslocação para as estações do Pragal e de Corroios.

Acresce ainda, a possibilidade de uma melhor e mais diversificada cobertura da Sulfertagus nestes territórios.

Durante décadas a população, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e a Comissão de Utentes reivindicaram a estação junto de vários governos e grupos parlamentares na Assembleia da República. Enquanto o Poder Local Democrático continua a incluir esta justa reivindicação das populações e utentes nas prioridades para o desenvolvimento local e regional, o Poder Central não dá sinais de querer resolver a situação.

Conclui-se que está na altura de retomar esta antiga exigência dos utentes e populações como forma decisiva de estimular a utilização dos transportes públicos com todas as vantagens inerentes à defesa do ambiente e da mobilidade sustentável.

Igualmente indispensável e inadiável é a integração da Fertagus no sistema do passe social intermodal sem custos adicionais para os utentes.

A CUTMS e as Juntas de Freguesias de Laranjeiro e Feijó e Charneca de Caparica e Sobreda assumem o compromisso de desenvolver e apoiar todas as iniciativas conducentes à satisfação desta reivindicação.

Assim, brevemente, iremos dinamizar plenários com as populações.