Brazão de Laranjeiro

Escudo em campo de ouro, representando a luz que ilumina as inteligências e significa a fé, a pureza e a constância, logo, também pretende simbolizar o padrão de riqueza gerado pela sociedade local, responsável pelo desenvolvimento e prosperidade da freguesia de laranjeiro e no interior do qual se encontram dois Grifos de esmalte púrpura na posição passante, lampassados e armados e segurando entre as garras a Cruz de Santiago.

Animais fabulosos, os Grifos, que a mitologia pretendia como simbiose da força do leão e a leveza e sagacidade da águia, constituindo, por isso, um símbolo da perfeição que o homem busca desde remotas décadas, acabam, afinal, por expressar todas as contradições da sociedade humana, na qual o Laranjeiro se insere e sobre as quais foi edificado.

Por sua vez, a púrpura, a que atribui a representação da sabedoria e da ciência, encontra-se associada à dignidade e à autoridade, ao respeito e ao dever, sendo a espada de Santiago o símbolo dessa ordem religiosa, implantada ao longo de séculos nesta região, cuja cor vermelha significa o caminho da luz, centro da vida, do calor e do fogo, energia criadora despertando o sentimento da alegria.

Em ponta, três burelas ondeadas de azul, representam a relação da Freguesia de Laranjeiro com o Rio Tejo que lhe serve de fronteira natural, constituído ainda por uma coroa mural de prata de três torres e um listel branco com a legenda: Laranjeiro - Almada, inscrita a negro.

Logo (Download)

Brazão de Feijó

Escudo em campo de ouro, representando a luz que ilumina as inteligências e significa a fé, a pureza e a constância, logo, também pretende simbolizar o padrão de riqueza gerado pela sociedade local, responsável pelo desenvolvimento e prosperidade da Freguesia de Feijó e no interior do qual se encontra um feijoeiro florido de prata.

Coroa mural de prata de três torres e um listel branco com a legenda a negro: Feijó - Almada.

Logo (Download)


Logo da Junta

O símbolo representa a flor de esteva, muito comum nas paisagens das nossas freguesias.

Apresentado de uma forma estilizada, transmite vida, harmonia, liberdade, movimento... Aponta para um novo caminho, rumo à renovação e à modernidade.

O ponto em cinzento representa a ligação entre as Freguesias de Laranjeiro e Feijó e os fregueses que nelas residem. Gentes oriundas de vários pontos do nosso país e do mundo, numa diversidade cultural marcante.

As cores utilizadas fazem parte da identidade já existente nas Freguesias – o azul do Laranjeiro e o verde do Feijó.


Logo a cores (Download)
Logo a preto (Download)
Logo a branco (Download)

Newsletter

Esteja atento às nossas atividades. Receba as informações na sua caixa de correio eletrónico.

Contactos

Coloque-nos a sua questão. Envie-nos a sua sugestão. A sua opinião conta.

  • Telefone: (+351) 212 586 230

Mantenha-se ligado

Estamos presentes em várias Redes Sociais. Siga-nos e de-nos o seu feedback.