Campanha "Selo Comunidades Pró-Envelhecimento"

Campanha "Selo Comunidades Pró-Envelhecimento"

A Junta de Freguesia apresentou a candidatura à campanha "Selo Comunidades Pró-Envelhecimento", iniciativa promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Após a avaliação do júri, as Comunidades que atinjam os pontos necessários receberão o “Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento”.

"São os cidadãos o principal valor da sociedade e esse valor não tem fronteiras de idade. Neste sentido, mais do que tentar anular o envelhecimento demográfico, é necessário mobilizar esforços para potenciar os benefícios do envelhecimento. Desconsiderar o benefício colectivo do envelhecimento é desperdiçar capital humano.

Estando os portugueses entre os europeus que vivem mais tempo, somos também dos que, a partir dos 65 anos, vivemos com menos saúde. Enquanto uma sueca pode, aos 65 anos, contar à partida com mais 15,6 anos de vida sem qualquer incapacidade, para uma portuguesa essa expectativa reduz-se para os 6,7 anos. No entanto, segundo o Observatório da Natalidade e do Envelhecimento em Portugal - 1ª Edição, a maior parte dos cidadãos está preocupada com o envelhecimento e consideram importante manter uma vida activa para além dos 65 anos.

Para que isso aconteça, é necessário transformar a forma como envelhecemos e reposicionar os cidadãos seniores no conjunto do sistema de relações intergeracionais, sociais e económicas, alterando o reconhecimento e valorização social que fazemos destes cidadãos.

Assumimos que o envelhecimento é um processo desafiante, mas com muito valor, que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, que é bom envelhecer e que, individual e socialmente temos a ganhar com o aumento da longevidade. Partimos ainda do princípio de que pequenas mudanças no ambiente e nas oportunidades que são disponibilizadas aos cidadãos podem ter consequências significativas no envelhecimento, permitindo prevenir as perdas associadas à velhice e promover a adaptação bem-sucedida.

Neste sentido, defendemos Comunidades que respeitem o princípio da dignidade, da autonomia, do desenvolvimento pessoal, do acesso aos cuidados/serviços e da participação. Todos os cidadãos, independentemente da sua idade e, portanto, incluindo os mais velhos, devem usufruir dos seus direitos e da sua autonomia, acedendo a serviços de saúde, cultura, educação e lazer, assim como participar na vida política e social das comunidades onde vivem.

Com o objectivo de enquadrar o lançamento da Campanha Comunidades Pró-Envelhecimento, procuramos de seguida compreender o processo de envelhecimento e as principais dimensões de um envelhecimento saudável e bem-sucedido. Caracterizamos as Comunidades Pró-Envelhecimento, o papel dos Psicólogos na sua construção, e apresentamos uma proposta de Selo que as procura distinguir e reconhecer enquanto tal.”

Fonte: www.comunidadesproenvelhecimento.pt