Avança a luta pela construção do Centro de Saúde do Feijó

Avanços na luta pela construção do Centro de Saúde do Feijó

A Junta de Freguesia solicitou uma audição ao Ministério da Saúde sobre a construção do Centro de Saúde no Feijó, tendo obtido informação por parte da Senhora Ministra relativa ao processo para a edificação deste equipamento na Freguesia.

Do ofício enviado à Junta de Freguesia é reconhecida a necessidade de uma nova unidade de saúde, considerando a sua prioridade para o concelho de Almada.

Este equipamento foi incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Saúde, na tipologia "novas construções", a ser executada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.

A construção da nova unidade encontra-se em fase de estudo, prevendo-se um investimento de cerca de 2.050.862 euros com a nova infraestrutura, bem como um investimento de cerca de 167.406 euros em equipamento.

Relembramos que todo este processo resulta de uma luta das populações, da comissão de utentes da saúde e dos autarcas que ao longo de mais de uma década têm vindo a liderar uma justa reivindicação para a Freguesia que passou por uma fase de recolha de assinaturas que deu corpo a uma petição que foi levada à Assembleia da República no dia 24 de julho de 2019.

A 18 de junho de 2020, a petição “Pela Construção do Centro de Saúde no Feijó” foi levada à reunião plenária na Assembleia da República, através de três Projetos de Resolução apresentados pelos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, do Partido Ecologista "Os Verdes" e do Partido Comunista Português, tendo os referidos projetos de resolução sido aprovados no dia seguinte como recomendação ao Governo para inclusão no plano de investimentos em equipamentos para a área da Saúde.

Pode ler aqui mais informações relativas ao processo para a "Construção do Centro de Saúde no Feijó".