A Descoberta da Arte Pública em Almada

A Descoberta da Arte Pública em Almada

O projeto “Arte Pública de Almada” iniciativa do "O Mundo do Espectaculo" que conta com o apoio da Junta de Freguesia iniciou no auditório da Junta no Laranjeiro com a Obra: FRATERNIDADE de António Júlio .

Este projecto pretende uma aproximação a obras de Arte Pública Contemporânea de Almada, particularmente evocativas do Poder Local Democrático. Procura-se integrar a população M/65 na pesquisa e criação de conteúdos sobre a escultura Fraternidade, de António Júlio (Parque Luís Sá, Laranjeiro), que serão depois partilhados com a comunidade em geral, e sobretudo escolar e estudantil, através de um site.

Compõem o projeto um ciclo de ações estratégicas de mediação cultural. A primeira fase compõe-se de: sessões de acolhimento dos grupos, visitas exploratórias aos monumentos, sessões sobre memórias e territórios, sessões sobre Arte Pública e Poder Local, e ainda sessões sobre o processo de criação e os autores das obras.

Numa segunda fase, estão programadas sessões de escrita criativa, ilustração e criação plástica de cenários, e gravação de imagem e som, criações para as quais a inspiração será oriunda de vivências dos participantes sobre as obras de arte, os territórios, os factos históricos e o espaço urbano.

Na sessão inaugural esteve presente o Presidente Luís Palma.