Atribuição de talhões das Hortas Comunitárias no Laranjeiro

Atribuição de talhões das Hortas Comunitárias no Laranjeiro

No dia 23 de março, decorreu a cerimónia de entrega dos talhões das Hortas do Laranjeiro aos "novos agricultores urbanos".

Estes espaços agora atribuídos, no âmbito do desenvolvimento da atividade em meio urbano, fomentam o espírito comunitário, estando equipados com as valências necessárias para a atividade agrícola, com abrigos em madeira, caminhos de acesso aos talhões e água para rega, além de espaços de lazer.

Estes utilizadores podem ainda contar com o acompanhamento dos técnicos para a aplicação de boas práticas no desenvolvimento da agricultura em contexto urbano.

No momento foram assinados os contratos entre os "agricultores" e a Câmara Municipal de Almada. Além das chaves de acesso às hortas e abrigos foram oferecidas as primeiras sementes para as primeiras plantações nas hortas, numa cerimónia onde esteve presente a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e o Presidente da Junta de Freguesia, Luís Palma.

O Presidente Luís Palma, na sua intervenção, valorizou a chegada das hortas urbanas à Freguesia, ambição que vem desde a primeira candidatura ao programa Eco Freguesia XXI, no ano 2017, onde o Laranjeiro-Feijó tem recebido consecutivamente a Bandeira Verde. Nas suas palavras "a agricultura urbana, desenvolve práticas de vida saudável, requalifica o território e permitem ao ser humano a sua relação com o ambiente em diferentes dimensões sociais e educacionais".