Almada Homenageia o Cante

Almada Homenageia o Cante

Dia 1 de dezembro realizou-se no Concelho de Almada um evento que comemorou o 4.º Aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano, pela UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta iniciativa, designada "ALMADA HOMENAGEIA O CANTE", teve o seu início na noite anterior com a abertura solene, marcada pela atuação do Grupo Coral Juvenil da Diáspora Alentejana, projeto iniciado na Escola Básica do 1.º Ciclo Maria Rosa Colaço, no Laranjeiro-Feijó.

Durante a manhã de sábado, o Grupo Coral Feminino "Recordar a Mocidade" do CIRL, as Cantadeiras de Essência Alentejana, o Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó estiveram a divulgar o cante alentejano com animações em espaço público, sendo o local destas atuações, locais de referência do nosso Concelho: Praça da Portela, Solar dos Zagallos, Santuário do Cristo-Rei, Mercado do Feijó, entre outros.

De tarde houve espaço para a componente académica, num colóquio onde foram apresentados em diversos painéis as temáticas do Cante: no Feminino, a Salvaguarda, o Religioso, os Projetos nas Escolas.

A noite esteve reservada para o espetáculo que juntou seis grupos corais no grande auditório da Academia Almadense: "Recordar a Mocidade", do Laranjeiro; "Cantadeiras de Essência Alentejana", de Almada; "Amigos do Alentejo", do Feijó; "Vozes do Campo Branco", de Cascais; "Os Lagóias", de Portalegre; e "Os Ceifeiros", da Cuba.

A Junta de Freguesia apoiou esta iniciativa comemorativa da efeméride, tendo marcado presença o Presidente Luís Palma e o Tesoureiro Brás Borges.