Aprovada saudação ao Dia Nacional das Coletividades

Aprovada saudação ao Dia Nacional das Coletividades

Mais uma vez o Dia Nacional das Coletividades é evocado na Freguesia de Laranjeiro e Feijó. Assim, na reunião de 1 de junho do Executivo da Junta de Freguesia, foi aprovada a seguinte saudação:

A 31 de maio comemoramos o Dia Nacional das Coletividades e os 97 anos da Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), fundada precisamente neste mesmo dia no ano de 1924 sob a designação de Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, existem 31.000 entidades de cultura, recreio e desporto, mais de 425.000 Dirigentes Associativos, Voluntários, Benévolos e Eleitos. O nosso país seria bem diferente se não existissem estas estruturas associativas dedicadas à cultura e ao desporto.

Lembramos todos aqueles que contribuíram para o que é o Movimento Associativo Popular. Foram milhares de homens e mulheres que de forma voluntária e generosa dedicaram as suas vidas ao bem comum e, através da cultura, recreio e desporto, contribuíram para a justiça social e a felicidade de milhões de portugueses.

Após vários anos de reivindicação, a lei 34/2003 de 22 de agosto veio consagrar este dia como o Dia Nacional das Coletividades que é comemorado por todo o país e estrangeiro.

A Junta de Freguesia, reunida no dia 1 de junho de 2021, saúda os Órgãos Sociais da CPCCRD, das Associações Distritais e Concelhias do país, e todos aqueles que, pelas mais diversas formas, exercem atividade no Movimento Associativo Popular, especialmente aos Dirigentes e associados das nossas Freguesias que se dedicam aos outros para que a cultura e o desporto possam acontecer na vida e na formação de tantas crianças e jovens.

Que este dia seja também um momento de reflexão e intervenção associativa, para que com espírito coletivo e associativo, possamos alcançar o que cada um de nós, sozinho, nunca alcançará.

Viva o Dia Nacional das Coletividades!
Viva o Movimento Associativo Popular!

Laranjeiro, 1 de junho de 2021