Celebrações dos 49 anos do 25 de Abril de 1974

Celebrações dos 49 anos do 25 de Abril de 1974

Cumpriu-se o 49.º Aniversário da Revolução dos Cravos em Almada com diversas iniciativas e manifestações culturais, tendo a Junta de Freguesia sido entidade co-organizadora e marcado presença.

Na noite de 24 para 25, realizou-se o espetáculo musical onde a voz de Paulo de Carvalho e convidados reavivaram canções bem conhecidas, sem esquecer a emblemática "E depois do adeus", uma das senhas da Revolução. Ao som da "Grândola Vila Morena", abriu-se o caminho para o fogo de artifício que iluminou Almada de Liberdade.

Com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Luís Palma, em todas as iniciativas, na manhã do 25 de Abril aconteceu a sessão solene da Assembleia Municipal, seguida das comemorações populares na Praça São João Baptista e na Praça do MFA, onde marcou presença o Movimento Associativo Popular e a população em geral, numa organização das Freguesias do Concelho de Almada para celebrar a Revolução de Abril, contando com a presença dos elementos do executivo da Junta de Freguesia, Anabela Tavares, Armando Gonçalves e Luís Coelho.

As cerimónias terminaram com a homenagem aos resistentes antifascistas, com a deposição de coroas de cravos junto ao Monumento aos Perseguidos, uma peça do escultor Anjos Teixeira localizada na Praça do MFA, símbolo de todos os homens e mulheres vítimas da perseguição fascista que dedicaram a sua vida à defesa da Liberdade.

Na tarde de 25 abril, a Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó esteve presente no desfile que desceu a Avenida da Liberdade, em Lisboa, para afirmar Abril e os seus valores.