Junta de Freguesia saúda o Dia Nacional das Coletividades

Junta de Freguesia saúda o Dia Nacional das Coletividades

A 31 de maio comemoramos o Dia Nacional das Coletividades e os 99 anos da Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), fundada precisamente neste mesmo dia no ano de 1924 sob a designação de Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, existem 31.000 entidades de cultura, recreio e desporto, mais de 425.000 dirigentes associativos, voluntários, benévolos e eleitos, pelo que podemos afirmar que nosso país seria bem diferente se não existissem estas estruturas associativas dedicadas à cultura e ao desporto.

Lembramos todos os homens e mulheres que de forma voluntária e generosa dedicaram as suas vidas ao bem comum e contribuíram para a justiça social e felicidade de milhões de portugueses, erguendo bem alto a bandeira do Movimento Associativo Popular nas suas dimensões culturais, recreativas e desportivas.

A Junta de Freguesia, saúda os Órgãos Sociais da CPCCRD, das Associações Distritais e Concelhias do país, e todos aqueles que, pelas mais diversas formas, exercem atividade no Movimento Associativo Popular, especialmente aos Dirigentes e associados das nossas Freguesias que se dedicam aos outros para que a cultura e o desporto possam acontecer na vida e na formação de tantas crianças e jovens.

Que este dia seja também um momento de reflexão e intervenção associativa, para que com espírito coletivo e associativo, possamos alcançar o que cada um de nós, sozinho, nunca alcançará.

Viva o Dia Nacional das Coletividades!

Viva o Movimento Associativo Popular!