Inaugurada a exposição "Feijó, Imagens de um Povo"

Inaugurada a exposição "Feijó, Imagens de um Povo"

No dia 3 de junho, foi inaugurada a Exposição "Feijó, Imagens de um Povo", patente no foyer do Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, inserida nas comemorações dos 30 anos da Freguesia de Feijó.

A abertura contou com a presença do Presidente Luís Palma, do Professor Pacheco Pereira, responsável pela Ephemera - Associação Cultural, assim como de outros membros da Junta de Freguesia.

A exposição com os retratos "tipo passe" do fotógrafo dos Estúdios Cristo Rei, leva-nos a outro registo, a outro tempo, às pessoas que tiravam fotografias para os documentos oficiais.

De referir que este fotógrafo é portador de uma memória colectiva onde estão registados momentos significativos da vida das pessoas, das famílias, de batizados, casamentos, festas e atividades ligadas ao quotidiano.

Nesta exposição as fotografias estão dispostas sem critério, a não ser a qualidade do negativo e a organização por categorias, numa narrativa para mostrar pessoas, eventualmente antepassados de alguns fregueses do Feijó e, possivelmente, uma narrativa que cada um de nós vai criando. Destas fotografias pode-se extrair o comportamento social, o traje, a pose e verifica-se uma semelhança no estilo das pessoas fotografadas.

Podem ser também vistas gravações de testemunhos de pessoas que se deslocaram de outras regiões para trabalharem no Arsenal do Alfeite, na Lisnave, Marinha ou noutras atividades empregadores à época.

O Arquivo Ephemera, ao recolher as memórias em vários suportes, contribui para uma História do quotidiano, a partir de papéis, fotografias, objetos, todos eles parte da memória das pessoas, tal como esta exposição pretende mostrar.

A exposição estará patente até ao dia 1 de julho. das 10 às 12h30 e das 14h às 15h45.