Comemoração dos 190 anos da Batalha da Cova da Piedade

Comemoração dos 190 anos da Batalha da Cova da Piedade

No dia 23 de julho assinalaram-se os 190 anos da Batalha da Cova da Piedade.

Numa cerimónia que contou com a participação do Presidente Luís Palma e do Vogal Luís Coelho, iniciou-se o desfile a partir da Praça da Portela, no laranjeiro, acompanhados pelo Grupo de Percussão "Porbatuka" que desceu a Avenida 23 de julho até ao Largo 5 de Outubro, na Cova da Piedade, com paragens em pontos onde foram relembrados momentos da Batalha de 23 de julho de 1833.

A Batalha da Cova da Piedade foi travada no dia 23 de Julho de 1833 entre as forças Realistas (Miguelistas ou Absolutistas) de D. Miguel e as forças Constitucionais (Liberais) de D. Pedro IV, com o objetivo por parte das tropas Liberais de invadir Lisboa através da margem sul do Rio Tejo.

Junto à placa evocativa da Batalha de 23 de Julho de 1833, no Coreto do Jardim da Cova da Piedade, foram colocadas flores e feitas intervenções por parte dos organizadores.

O Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó relembrou os valores que se levantaram nesta Batalha, referindo a sua importância no futuro, na afirmação dos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade sempre presentes na intervenção dos dias de hoje, numa terra como Almada que noutros momentos, como aconteceu há quase 50 anos na madrugada de 25 de Abril teve, também, uma coluna militar posicionada estrategicamente para devolver a Liberdade ao povo português. Almada é, pois, uma terra que intrinsecamente está com os valores humanistas de transformação social e política, se constrói e firma em alicerces sólidos para um futuro desafiante.