Plano de remoção das coberturas de fibrocimento da EB23 da Alembrança

Plano de remoção das coberturas de fibrocimento da EB 2/3 da Alembrança

A Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, ao longo dos anos, tem manifestado junto das entidades competentes a necessidade da remoção das coberturas de fibrocimento, as quais contém amianto, nos estabelecimentos de ensino da Freguesia.

Participámos em diversas iniciativas, apresentámos moções nos órgãos deliberativos do poder local, integrámos plataformas que se debateram sobre a urgência de ação no sentido de intervenção no parque escolar onde estas estruturas existissem, com particularidade para a realidade da Escola Básica 2/3 da Alembrança, no Feijó.   

Tomámos conhecimento que nesta escola há a previsão do início das obras de remoção das coberturas de fibrocimento para o próximo dia 8 de novembro.

Se por um lado louvamos esta intervenção que vai ao encontro dos anseios da comunidade escolar, por outro não podemos deixar de manifestar a nossa preocupação pelo plano apresentado e que se reforça pela análise dos conteúdos de parecer técnicos ambientais que sublinham os riscos que esta intervenção implica para a saúde da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Romeu Correia e dos moradores desta zona.  

Consideramos que há outras alternativas no calendário escolar para esta intervenção, pelo que manifestamos o nosso empenho para a solução e equilíbrio neste processo, tendo já solicitado reunião com a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada e com a Sr.ª Vereadora com o pelouro da Educação, estando a aguardar agendamento.  

Luís Filipe Almeida Palma
Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó