Solidariedade com a Comunidade Educativa

Solidariedade com a Comunidade Educativa

A Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó manifesta a sua solidariedade com a comunidade educativa, em particular com a da EB 2, 3 da Alembrança, que se debate com o processo de remoção das coberturas de fibrocimento.

Considerando a existência de outras alternativas no calendário escolar para esta intervenção, solicitámos reunião com carácter de urgência com a Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada e com a Sr. Vereadora com o pelouro da Educação, sem termos obtido até ao momento qualquer resposta do Município, situação que lamentamos.

Tendo a Junta de Freguesia estado presente no plenário realizado na EB 2, 3 da Alembrança, no dia 5 de novembro, ouvidas que foram as propostas apresentadas, sentimos da parte da Câmara Municipal pouca disponibilidade para diligenciar junto do Ministério da Educação (ME) outra planificação e calendário para a obra de remoção das coberturas de fibrocimento.

Esta atitude confirmou-se na reunião realizada no dia 9 de novembro entre a Câmara Municipal de Almada, a Direção do Agrupamento e a Dgest/ME pela ausência de discussão desta possibilidade, conforme nos foi transmitido numa outra reunião ao final da tarde.  

Lamentamos pela forma como o processo está a ser conduzido, manifestando a nossa solidariedade com a comunidade escolar da EB 2, 3 da Alembrança.

Reforçamos que a retirada das coberturas de fibrocimento, as quais contém amianto, é para nós uma prioridade.

No entanto, pugnamos que sejam garantidas medidas de segurança no decorrer da obra, as quais, cremos, neste momento não estarem salvaguardadas.

Luís Filipe Almeida Palma
Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó