Encontro “Brincar. aprender, crescer com direitos”

Encontro “Brincar, aprender, crescer com direitos”

No dia 22 de março, no Edifício do Poder Local/Junta de Freguesia de Feijó, realizou-se o Encontro com a Educação “Brincar, aprender, crescer com direitos”

Neste evento tivemos três painéis em que as temáticas abordadas foram sobre o direito da criança a brincar como factor fundamental do seu crescimento, da sua aprendizagem, da sua liberdade e cidadania.

Para a abertura deste encontro contámos com a participação do Professor Carlos Neto, o qual nós trouxe a sua encantadora visão de libertação das crianças no espaço educativo e na vida para um crescimento saudável como seres felizes, numa apresentação intitulada "As crianças e a brincadeira".

No segundo painel da manhã contamos com o testemunho das instituições que trabalham diariamente com crianças na Freguesia. Denominada "Educar, Brincar na (a) diversidade", tivemos a intervenção d'A Voz do Operário, da ASDL/Projecto +XL , do Agrupamento de Escolas Francisco Simões e do Alto Comissariado para a Migração.

Após o período de almoço, tivemos o terceiro e último painel, onde foi abordado "O direito a ser criança", com a participação do Movimento Democrático de Mulheres, da CPCJ de Almada e do ACES de Almada-Seixal.

Esta iniciativa foi promovida pela Comissão Social de Freguesia de Laranjeiro e Feijó e pelo Grupo de Trabalho do Eixo da Educação, que envolveu diversos parceiros e contou com o apoio da Junta de Freguesia.

Estiveram presentes em representação da Junta de Freguesia, o Presidente Luís Palma, Denise Silva, responsável pela Ação Social, e Anabela Tavares e Cátia Gaudêncio, eleitas com os Pelouros da Educação e Juventude.