Colóquio “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

Colóquio “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

Decorreu no auditório da Junta de Freguesia no Feijó o colóquio “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, uma iniciativa promovida pela Escola Francisco Simões – Multimédia e pela URAP – União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

A partir do livro com o mesmo nome do colóquio, Manuela Bernardino falou com uma plateia de jovens e na presença de mulheres que estiveram nas prisões fascistas, destacou o importante papel da mulher na luta e resistência pela Liberdade e Democracia, em particular destas 1755 mulheres que fora presas durante o regime fascista que durou 48 anos. Reforçou os seus valores de Abril que devem ser defendidos, pois nada está garantido, sendo necessário estar atento e muito ativo na luta pelos direitos e conquistas alcançadas e outras que se anseiam para o futuro.

Como afirmou o Professor Américo Jones, responsável pedagógico por esta iniciativa, depois de muitas questões “sente-se que a Liberdade é, efetivamente, um direito inalienável pelo qual devemos lutar todos os dias. E estes jovens são a prova disso mesmo.”