17º Edição do Boletim Informativo em formato digital

17º Edição do Boletim Informativo em formato digital

Aqui estamos para um novo mandato com energias renovadas e motivados para dar cumprimento ao que nos propusemos realizar.

Com uma orientação assente nas propostas, vontades e ideias recolhidas nos diversos contactos efetuados junto das populações e estruturas sociais, educativas e associativas, afirmamos o poder local na sua matriz de desenvolvimento e participação, olhando todos e cada um como parte ativa.

No ano 2022, teremos pela frente o processo de transferência de competências, no qual colocaremos toda a exigência, com um acompanhamento rigoroso e articulado entre diferentes patamares de decisão que vão necessitar de um aprofundado diálogo para consensualizar matérias fundamentais na execução das novas atribuições.

O espaço público é uma das nossas prioridades, quer na sua requalificação, quer na aproximação entre as pessoas com o objetivo de dinamizar o convívio entre gerações, promotor das atividades culturais e desportivas; inclua ainda a regeneração do parque habitacional.

Outra das nossas batalhas será a exigência da construção do centro de saúde no Feijó dando cumprimento à aprovação obtida em sessão plenária na Assembleia da República em junho de 2020 e, sobretudo, pela necessidade sentida pelas populações da Freguesia nesta área.

No início deste mandato, tivemos um papel ativo no acompanhamento do plano de remoção das coberturas de amianto nas Escolas da Freguesia, particularmente na EB 2/3 da Alembrança, atitude essa que contribuiu decisivamente para que a calendarização da obra fosse revista e adaptada para melhoria da segurança de toda a comunidade educativa.

Em matéria de sustentabilidade e consciencialização ambiental, apresentámos no início deste ano a nossa adesão ao Eco-Freguesia XXI em linha com o trabalho desenvolvido desde de 2017 e que tem vindo a merecer o reconhecimento nacional com o galardão Bandeira Verde.

Queremos também marcar este mandato com um conjunto de intervenções artísticas em diversos espaços da nossa Freguesia que estamos a identificar e que irão renovar o nosso olhar.

Iremos desafiar os nossos jovens e a população em geral para que nos apresentem ideias que valorizem a nossa Freguesia como espaço de oportunidades, reconhecimento e valorização dos seus projetos, iniciativa de proximidade e participação, para o qual disponibilizaremos parte do orçamento para a sua concretização.

Como portadores de um património associativo de referência, teremos, neste forte movimento, um parceiro ativo e empenhado na área da solidariedade social, cultura e desporto como resposta às necessidades das populações.

Faremos uma aposta no reforço do plano de ação desportiva, assente em princípios de desenvolvimento da atividade formal e informal, da valorização do desporto, da sua cultura e ética, do seu papel fundamental para garantir uma sociedade equilibrada e saudável, sem esquecer a continuidade do alargamento de espaços de participação desportiva numa lógica de desporto para todos.

É este olhar que queremos para o Laranjeiro e Feijó.

Olhar a Freguesia com Futuro, Participação e Proximidade.