Novo Boletim em época natalícia e final de ano

Caros Cidadãos,

Quando este Boletim estiver nas vossas mãos, possivelmente, encontrarão um momento de pausa na azáfama da quadra natalícia e de um final de ano que caminha para se renovar em esperança.

Conscientes das dificuldades que se aproximam, optamos por enfrentá-las com um olhar e pensamento positivos, atitude que nos dá garantias das forças necessárias para afirmar valores que nos desafiam todos os dias a ser melhores, a responder melhor perante as adversidades, a ser capaz de estar ao lado de quem precisa da nossa solidariedade para ultrapassar desigualdades.

Durante o ano 2022, executámos obras de proximidade e atividades por iniciativa própria, apoiámos as nossas populações, as instituições sociais, o movimento associativo cultural e desportivo. Estivemos com a nossa Comunidade Educativa nas suas ações e lutas permanentes para aquele que tantos afirmam ser um “pilar” da sociedade, mas tão poucos materializam em ações concretas aquele que deve ser o investimento efetivo na Educação das nossas crianças e jovens.

Recentemente, vimos travado o processo de reposição da Freguesia de Laranjeiro e da Freguesia de Feijó por parte de alguns partidos na oposição, impedindo que o mesmo chegasse aos órgãos municipais e à Assembleia da República. Cumprimos com a nossa palavra junto das nossas populações. Agora cabe a cada um, em consciência, assumir as consequências de uma opção política que desde 2013 impôs uma lei e não respeitou posições de órgãos autárquicos, criando dificuldades desnecessárias ao poder local, patamar de maior proximidade a quem se exige mais consideração pelas funções que exercem para melhor prestar serviço público.

Foi com sentido ético e responsável que construímos as Opções do Plano e do Orçamento para 2023 com a perspetiva para os anos seguintes ao nível dos investimentos a realizar nas áreas de intervenção da autarquia.

Iremos avançar com o Orçamento Participativo em duas dimensões: uma para a população em geral, outra para os nossos jovens.

Estaremos atentos à necessidade de progresso no que respeita à intervenção no parque habitacional social municipal; na melhoria das questões da segurança dos cidadãos, mobilidade e acessibilidade ao transporte público; na exigência da construção do Centro de Saúde no Feijó; requalificação do parque escolar da Escola Básica 2,3 da Alembrança, da Escola Secundária António Gedeão, do pavilhão desportivo na Escola Secundária Francisco Simões e pela urgência das obras na Escola Básica Maria Rosa Colaço.

Caros Cidadãos,

Em nome do Executivo e dos Trabalhadores da Junta de Freguesia, desejo a todos um Feliz Natal e um excelente Ano 2023.

Luís Filipe Almeida Palma
Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó