20ª Edição do Boletim Informativo já está disponível

20ª Edição do Boletim Informativo já está disponível

No tempo que abrange este Boletim Informativo, a Freguesia de Laranjeiro e Feijó recebeu pelo segundo biénio consecutivo o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Esta distinção valoriza o trabalho realizado pela Freguesia com as entidades parceiras, a sua relação e envolvimento na realização de projetos e atividades que promovam uma vida mais equilibrada e saudável junto da população sénior. Este reconhecimento de âmbito nacional é um estímulo para continuar a desenvolver ações na área social dirigida para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com maior longevidade.

Na área da Educação e da Ação Social, de assinalar a realização do Encontro “Brincar, Aprender, Crescer com Direitos”, onde se destacou a importância do direito da criança a brincar como fator fundamental do seu crescimento, da sua aprendizagem, da sua liberdade e cidadania, iniciativa que contou com a participação do Professor Carlos Neto, o qual nos trouxe a sua encantadora visão de libertação das crianças no espaço educativo e na vida para um crescimento saudável.

Estivemos na rua a comemorar Abril. Abril nos seus 49 anos a olhar para as Comemorações do 50.º Aniversário, pela importância da afirmação dos seus valores, pelo significado libertador da revolução democrática, da resistência e da luta contra a ditadura fascista, da luta da classe operária, dos trabalhadores, do povo, dos democratas, do levantamento militar conduzido pelos capitães do MFA aliada à força popular, da exaltante luta vitoriosa contra sucessivas tentativas de golpes reacionários, da revolução democrática, do grande feito histórico que mantém marcas profundas na vida presente e contem experiências e valores indispensáveis para o futuro de Portugal.

Ao longo destes meses marcámos a nossa intervenção com obra no espaço público, demos cumprimento às nossas competências e sinalizámos outras situações junto dos serviços municipais, demos continuidade à pintura de murais artísticos na Freguesia, estivemos nas escolas, comemorámos o Dia da Mulher, realizámos a Festa da Primavera e o Desfile de Moda com o comércio local, desenvolvemos atividades com o movimento associativo cultural, solidário e desportivo.

O Orçamento Participativo, geral e jovem, após consulta pública, estará em condições de cumprir a sua função para abrir espaço às ideias das populações, assumindo um papel de construção conjunta e coletiva.

Estamos em tempo de festejar os Santos Populares, de vir para rua dançar, cantar, conviver com amigos e vizinhos. Com o aproximar da estação de Verão, aproveitemos para repor energias para que não nos faltem as forças para prosseguir um caminho de afirmação do que é fundamental e construir um futuro mais digno para uma vida plena de concretização dos nossos sonhos.