Já disponível a edição de Novembro 2023 do Boletim Informativo

Já disponível a edição de Novembro 2023 do Boletim Informativo

As Freguesias são, por definição, pequenos territórios administrativos, de geografias sociais mais ou menos heterogéneas, onde diferentes comunidades coabitam. Esta realidade tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, permitindo uma permuta cultural de grande enriquecimento, trazendo para o espaço comum valores e modos de estar de particular relevância. Este cenário de saudável convivência entre todos os fregueses, tem proporcionado a fruição de diversas iniciativas, da própria Junta ou com o apoio desta. São disso exemplos as Oficinas de Teatro, as Comemorações do Dia da Criança, as Olimpíadas da Saúde, o Dia Nacional da Praça das Forças Armadas, onde homenageamos os marinheiros que participaram na Revolta de 8 de Setembro de 1936, entre muitas outras.

É igualmente nossa responsabilidade, proporcionar o bem-estar das pessoas, tendo em conta as necessidades e anseios de todos os fregueses, unindo esforços, experiências e vontades na concretização de soluções e projetos que possam contribuir para uma melhoria do espaço comum. Nesta premissa, enquadram-se questões pedagógicas, sociais, culturais, de saúde, em suma, procura-se a promoção de iniciativas, que se possam desenvolver no espaço e no tempo, proporcionando diálogo, no sentido do seu florescimento.

Do contacto estreito com as populações, emerge a necessidade de tornar o espaço público num local aprazível. Foi nesse sentido que este ano se adquiriram duas novas viaturas destinadas à recolha de monos e aparas de jardim, tornando deste modo mais eficiente e adequado o trabalho realizado pelos funcionários que as operam.

De igual pertinência, e a pensar em todos, foram as alterações efetuadas intervenções nos passeios, eliminando barreiras arquitetónicas com o objetivo de melhoramento a acessibilidades de pessoas com mobilidade reduzida e a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.

Sendo a manutenção do espaço público uma das prioridades da Junta de Freguesia de Laranjeiro-Feijó, outro objeto de intervenção prendeu-se com a realização de várias ações de limpeza e pintura de muros e muretes em diversas artérias da freguesia.

Faz-se importante pois, a continuação desta interação entre fregueses e órgãos institucionais, numa perspetiva de futuro, um futuro que se deseja participativo e interventivo.

Dessa forma, iremos dar expressão na execução do Orçamento Participativo Geral e Orçamento Participativo Jovem, integrado na relação com a Comunidade Educativa e com as populações, sendo uma das linhas de trabalho para as Opções e Plano para o ano 2024.

Em meu nome pessoal, mas também dos eleitos da Junta de Freguesia e dos trabalhadores da autarquia, desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com muita energia para os desafios que vamos enfrentar, mas nunca deixando de sonhar e lutar por uma sociedade mais justa, solidária e com Paz.

Luís Filipe Almeida Palma
Presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó