Subordinada ao tema 50 anos de abril, realizou-se no passado dia 8 de maio, na Sala Grande da Academia Almadense, a Sessão de entrega de Prémios do Festival Curtas na Margem, edição 2024. O Festival tem como organizador o Coletivo O porco voador. A iniciativa contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, representada pelo seu Presidente, Luís Palma.
À semelhança das edições anteriores, esta realização visa estimular novos talentos na área audiovisual, com vista ao desenvolvimento de competências e interesse numa eventual carreira nesta área.
Foram exibidas 15 curtas-metragens, selecionadas pelo júri, composto pelo realizador Fernando Galrito, pelo escritor Gonçalo Tavares, entre outros profissionais. Os critérios na atribuição de prémios privilegiaram os filmes mais criativos e tecnicamente mais evoluídos.
A apresentação foi aberta ao público, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios aos concorrentes. Foram atribuídas as seguintes distinções:
MENÇÕES HONROSAS
- Luca Lara, com o filme "My name is Luka”
- Débora Chipenda, com o filme "Chipenda"
- Carolina Sales, Heitor Coelho, Inês Azevedo e Sara Louro com o filme "Nas tuas mãos"
- Bárbara Morais, Melina Sazo e Jéssica Batista com o filme "Se um é capaz de libertar, todos serão”
TERCEIROS PRÉMIOS
- Cláudia Pita, com o filme "O cravo"
- Carolina Garvão, Carolina Barbosa, Cristina Costa, Ana Silva, Francisco Almeida, David Meneses, Inês Furtado, com o filme "A semente"
- Cláudia Mesquita, com o filme "O segredo"
SEGUNDOS PRÉMIOS
- Juliana Andrade, com o filme "Estática"
- Luísa André, com o filme "23:59"
PRIMEIRO PRÉMIO
- Denilson Mendes, com o filme "Desimpedimento ilustrado"
GRANDE PRÉMIO
- Leonor Santos e Juliana Rodrigues, com o filme "No meu tempo…"